top of page
Buscar

Segredos da meditação: meditação é alimento para a alma

  • Foto do escritor: Dra. Myrian Marino Martins Soares
    Dra. Myrian Marino Martins Soares
  • 25 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

Como nos preparamos para meditação? Ao nos sentirmos em casa, ao sermos naturais! Se você for muito formal, não conseguirá meditar.


Meditação requer que você seja informal e se sinta em casa.


Hoje nós vamos explorar "por que nós precisamos meditar?", "como podemos meditar com sucesso?" e os diferentes tipos de meditação.


Todo ser humano possui a necessidade de meditar porque há uma tendência natural da vida humana de procurar pela alegria que não se reduz, um amor que não se distorce ou se transforma em emoções negativas.


A meditação é algo estranho para nós? Absolutamente não!


Você esteve em meditação por alguns meses antes de seu nascimento.


Você esteve no útero de sua mãe não fazendo nada. Você nem precisou mastigar sua comida, era alimentado diretamente em sua barriga e estava lá feliz, boiando no fluido, girando e chutando, algumas vezes aqui outras ali. Isso é meditação.

Você não fazia nada, tudo era feito para você. Então há uma tendência natural em todo ser humano, em toda alma, de cravar um estado de conforto absoluto.


Você sabe por que quer conforto? É porque você esteve confortável em um determinado ponto, porque experimentou um estado de conforto chamado meditação.


Meditação é o conforto absoluto. Assim, voltar a esse estado que você experimentou antes de vir a este mundo agitado é muito natural, pois neste universo tudo é cíclico. Todas as coisas querem voltar a sua origem. Essa é a natureza do mundo.


Durante o outono, as folhas caem e voltam ao solo e a natureza tem sua própria maneira de reciclá-las. A tendência natural de reciclar tudo que você coleta em todos os dias de sua vida, como impressões, para se livrar delas e voltar ao estado original em que você esteve quando veio a este planeta, é meditação.


Tornar-se renovado e vivo é meditação. Voltar para aquela serenidade, que é sua natureza original, é meditação. Alegria absoluta e felicidade é meditação.


O prazer menos a excitação é meditação. Um entusiasmo sem ansiedade é meditação. Um amor sem ódio é meditação. Meditação é alimento para a alma.


Existe um desejo natural por alimento. Quando está com fome, espontaneamente você come algo. Se está com sede, você quer beber água. Da mesma forma, a alma anseia por meditação e esta tendência está em todo o mundo. Não há sequer um indivíduo neste planeta que não seja um buscador. Só que as pessoas não sabem disso, não reconhecem isso. Nós tentamos procurar por aquele alimento onde ele não está disponível, esse é o problema.


Baseado em uma série de conversas intituladas “Segredos da Meditação”, proferidas por Sri Sri Ravi Shankar, em 22 de abril de 2012, na California. Essas conversas tornaram-se Notas de Conhecimento.


http://www.artofliving.org/br-pt/meditacao/sri-sri-sobre-meditacao/segredos-da-meditacao-meditacao-e-alimento-para-alma

 
 
 

Consultório:
Estrada dos Tres Rios 1200- sala 418

Condominio Ideale Offices
Freguesia- Jacarepaguá- RJ
Telefones: (21) 2051 6829; (21) 9 95799901

logo deitada.png
bottom of page